top of page
Design sem nome (1).jpg

As formigas estão entre os primeiros seres a fazer agricultura, e fazem parte do sistema imunológico da Terra. Seu surgimento indica a busca pela cura do solo.

Como os formigueiros, que se estabelecem em terras degradadas e ensinam o ser humano a ter mais cuidado, lutamos pela regeneração do solo e por um alimento que possa servir a todos.

Objetivo: Construir coletivamente espaços de resistência, produtivos, agroecológicos, com foco no solo vivo, combate à fome e à miséira, através da profissionalização de jovens e capacitação de adultos na multiplicação das práticas, encontrando métodos onde conhecimentos populares e acadêmicos dialoguem na busca de mudanças na forma de perceber e agir no mundo.

 

Nos eixos do projeto estão geração de renda, alimentação digna, construção subjetiva do sujeito, diversidade cultural e fortalecimento dos laços sociais.

formiguinhas (2).jpg

Como prática voltada à infância e adolescência, o Projeto Formiguinhas segue as bases do Projeto Formigueiro, unindo arte, educação ambiental e produção agroecológica em um conjunto de vivências que permitem o despertar dos sentidos e a reflexão sobre nosso papel no mundo. A proposta inclui atividades de ritmo de grupo, trilha pela mata, colheita de frutas, experiências com solo, observação das abelhas nativas, brincadeiras com a natureza e fortalecimento do diálogo entre conhecimento popular e científico.

formiguinhas (1).jpg

Recebemos escolas, instituições e demais grupos com foco na aproximação das crianças e adolescentes com a natureza, com o solo e suas conexões e com a arte.     

bottom of page