NATUREZA PROFUNDA
Chega um momento em que se percebe que autores considerados mestres no seu viver, de lugares, épocas e áreas específicas, estão tão próximos no olhar para a natureza e humanidade que a costura de seus ensinamentos pode fazer significativa diferença na prática com sentido. É a partir dessa compreensão que esse grupo de estudo foi pensado, para que, de forma permanente e coletiva, ocorra um aprofundamento teórico nessa trilha que tem como base a complexidade humana e ambiental. Os encontros partirão do estudo de:
Poética do espaço vivido, o simples, o bruto, os detalhes dos instantes: Gaston Bachelard, Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa
Infância e memória: Léa Tiriba e Ecléa Bosi
Solo vivo, agroecologia, agrofloresta, conservação das águas: Sebastião Pinheiro, Ernest Götsch, Ana Primavesi, Miguel Altieri
Permacultura: Bill Mollison e David Holmgren
Educação e conservação ambiental/meliponicultura: Genebaldo Freire Dias e Paulo Nogueira Neto
ESTE CURSO OFERECE DESCONTO DE 30% PARA ALUNOS DA EDITORA METAMORFOSE
Sobre a professora: Janine Demenighi é Bióloga, Mestre em Desenvolvimento Rural e Educadora Social, com experiência na educação formal, não formal, pública e privada, com crianças, adolescentes, jovens, adultos e grupo de mulheres. Atualmente trabalha como educadora ambiental e agricultora da Toca, e coordena o Projeto Jardins, quintais e cantos verdes junto à uma Organização Não Governamental de São Leopoldo). Durante o mestrado, interdisciplinar, se aproximou da antropologia no estudo sobre memória, agricultura familiar e ambiente, e hoje, junto com seu marido Rafael Figueiredo fundou a Toca, que além de Selo Editorial é um espaço dedicado à atividades nas linhas do combate à fome, poética e educação ambiental.
Vivências na língua inglesa
Este curso tem por finalidade compartilhar saberes e vivências sobre práticas pedagógicas de aulas de inglês desenvolvidas numa perspectiva mais ampla e formativa para a criança.
Por isso, este trabalho é fundamentado na Pedagogia Crítica, no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inspirado na metodologia ativa. Igualmente, ele prima em trabalhar uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, pois o objetivo é mais do que ensinar, de forma isolada, uma estrutura linguística ou uma função comunicativa. O foco do trabalho desenvolvido é que o estudante apreenda os conhecimentos enquanto desenvolve competências e habilidades como autonomia e pensamento crítico, além de ter saberes que possam contribuir para sua vida na sociedade.
É importante enfatizar que as aulas serão interativas, a fim de que possamos dialogar sobre os temas abordados e ampliar nossa visão de ensino e aprendizagem.
Temas gerais para o curso:
Solidariedade nas aulas de inglês.
HAMLET FOR KIDS? (Hamlet para crianças?)
Poesia nas aulas de inglês
Quando algo lá de fora entra para nossa aula
Sobre a professora: Mara Lígia Biancardi é professora de Inglês formada pela USP, com cursos de Pós-Graduação em Língua Inglesa, Literatura e em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica.
É membro da Academia Jundiaiense de Letras, da Academia Infantil de Letras e Artes de Jundiaí e do Grêmio Cultural Pedro Fávaro.
É autora dos livros “Momentos”, “InVerso”, “As Chaves Mágicas”, “Os Três Rs Mágicos” e tem participação em várias coletâneas.
Realiza projetos literários, saraus e recitais em Jundiaí e nas cidades vizinhas. Divulga seu trabalho de escrita e questões sobre a Literatura pelos projetos ‘Versos Nus” e “Eu e a Literatura, a Literatura e eu”, respectivamente, nos canais Instagram e Facebook e a escrita em geral no site http://maraligiabiancardi.com.br/ .
Ciência e Arte: o elo perdido na Educação
E por falar em educação... vamos falar de ciência e arte?
É no ato de experienciar que os corpos e os meios se adaptam, constroem-se mutuamente! A palavra experiência significa um ato cujo resultado é inesperado. Podemos delirar, traçar uma nova trajetória, para além do que já foi estabelecido. A arte desassossega, transmuta o sentido dos objetos, ferindo os sistemas vigentes. A união paradoxal entre o sensível e o inteligível nos leva a complexidade e a heterogeneidade do pensamento, trabalhando pela diferença e não pela semelhança. Quando as duas faculdades se unificam, o homem atinge a máxima plenitude da sua existência.
O mundo está sofrendo inúmeras revoluções sem precedentes, em função dos avanços da bioengenharia e tecnologia da informação. Como podemos educar os homens deste século? A informação deve ser a última coisa que precisamos nos preocupar como educadores. É fundamental desenvolver o pensamento complexo, através de uma visão sistêmica da vida. Precisamos educar para o imprevisível, para o acaso. Desta forma, em vista da transversalidade da arte nas diferentes áreas, procuramos costurar arte e ciência, para desenvolver um pensar múltiplo e revelar uma nova possibilidade de saber-conhecer.
O curso será online desenvolvido por Regina Maria Guaragna. Tem duração de quatro semanas, sendo um encontro de duas horas semanais.
Os temas a serem abordados serão: O que é conhecer? Metacognição; epistemologia da complexidade; visão sistêmica da vida; ciência e arte, o elo perdido na educação.
Sobre a professora: Regina Maria Guaragna é doutora em Bioquímica e atua como professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em cursos de graduação e pós-graduação. Possui pós-doutorado em Educação em Ciência (UFRGS/BR) e em Educação pela Universidade de Aveiro (UA/PT). Atualmente, realiza pesquisa na área de educação; ciência, arte mais tecnologia; avaliação institucional e formação filosófica dos professores dos mais diversos segmentos educacionais.
BORDADO LIVRE E CRIATIVO
O aspecto mais importante da criatividade é que fazer coisas nos faz bem. Ser criativo aumenta nosso equilíbrio emocional e por isso, neste curso, você será estimulado(a) para colocar em prática, de forma divertida, seu potencial criativo. A arte têxtil é uma atividade que nos ajuda a ampliar nosso imaginário e expandir nosso mundo interior. Sendo assim, neste curso você terá práticas que o farão ler o mundo de outras formas, menos convencionais. Utilizaremos técnicas variadas tais como famílias de pontos e uso de materiais diversos.
Cada participante será estimulado a criar imagens de forma descontraída que serão aplicadas com técnicas de bordado livre. Não é preciso conhecer sobre arte e nem sobre desenho. A criatividade será estimulada sem regras, nem erros e acertos. Os resultados são surpreendentes.
Programação:
A arte têxtil como fonte de criatividade
Noções de composição e de uso de paletas de cores
Técnicas de desenho a partir de atividades lúdicas
Passo a passo de pontos de bordado para iniciantes
Duração:
10 vídeos de aproximadamente 15 minutos cada
Público:
Qualquer idade. Pessoas interessadas em desenvolver a criatividade
Materiais para os participantes
0,50 m de tecido de algodão cru médio
Linhas de cores diferentes de meadas (Anchor) – 20 meadas
vermelho, azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro, amarelo – 2 meadas de cada
bordô, laranja, preto, marrom, rosa, branco, bege, cinza – 1 meada de cada
2 Agulhas de costura número 5
Tesoura
Papel branco A4 (10 folhas)
Lápis preto (2B, 5B)
Caneta apagável (Fixion)
Sobre a professora: Natural de São Paulo, Bel Porazza reside em Canela e seus trabalhos estão inseridos numa perspectiva internacional que visa trazer à arte têxtil a imagem das mãos criativas (creative hand), incentivadas pela criatividade, inovação e mescla de materiais. Sua formação artística em bordado iniciou-se quando criança e em 2010, o curso de bordado criativo com Deborah Brown, na Morley College, Londres, Inglaterra, agregou à sua produção muitas técnicas e visões diferentes dessa arte. As aulas com Sonia Bianco, em 2014 e 2015, foram preciosas e com a dupla Wagner e Benigna, profissionais de São Paulo, ampliou ainda mais seus conhecimentos têxteis.
Há cinco anos é professora do Programa UCS Sênior, campus Hortênsias, nos cursos Fios&Tramas: arte têxtil (antigo Bordado com Literatura) e Laboratório de Escrita Criativa.
VIÉS CRIATIVO
A oficina oferece a oportunidade de uma imersão no universo do ato poético, para escritores, poetas, compositores e curiosos da área criativa. Dentro das práticas previstas, o participante é convidado a elaborar o que chamamos aqui de Mapa do Viés Criativo. O mapa propõe que o criativo encontre sua própria voz em meio à teia emaranhada da criação intuitiva. Assim, imaginação, inspiração e técnica podem se desenvolver de forma consciente, a partir de um princípio criador. Além disso, o participante irá elaborar um protótipo para um projeto pessoal, com o material oferecido durante o encontro. O vídeo gravado da oficina ficará disponível para os participantes durante o período de seis meses após o encontro.
DURAÇÃO DO ENCONTRO: DAS 8H ÀS 11H
Durante a trilha, visitaremos alguns autores:
Sigmund Freud (O artista e criança)
Jacques Lacan (Linguagem e expressão )
Octávio Paz ( O ato poético )
Marcelo Galvão (Os processos criativos)
Espinoza ( A criatividade e o afeto )
Donald Winnicott ( A descoberta criativa do mundo )
Friedrich Nietzsche ( A pulsão criadora e a coragem do fazer criativo)
Gaston Bachelard ( Ato poético do devaneio)
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Sobre o professor: é artista e educador social. Professor do Curso de Formação de Escritores da Editora Metamorfose. Músico de formação, deu seus primeiros passos na educação aos dezessete anos, quando começou a dar aulas particulares no conservatório em que estudava. Lecionou música no ensino formal e em diversas instituições sociais, tendo sempre a arte como fio condutor na luta pela garantia de diretos. Em 2020 publicou seu primeiro livro, Desventos, pela Editora Metamorfose, e, em 2021 o segundo, Porquês da Poesia, este já na parceria entre os selos Toca e Metamorfose. Hoje, junto com sua esposa, Janine Demenighi, fundou a Toca, que além do selo editorial, é um espaço dedicado a diversas atividades nas áreas de arte e educação ambiental, onde Rafael atua também como meliponicultor.