Ciência e Arte: o elo perdido na Educação

Início - Maio, todas as quintas

E por falar em educação... vamos falar de ciência e arte?

É no ato de experienciar que os corpos e os meios se adaptam, constroem-se mutuamente! A palavra experiência significa um ato cujo resultado é inesperado. Podemos delirar, traçar uma nova trajetória, para além do que já foi estabelecido. A arte desassossega, transmuta o sentido dos objetos, ferindo os sistemas vigentes. A união paradoxal entre o sensível e o inteligível nos leva a complexidade e a heterogeneidade do pensamento, trabalhando pela diferença e não pela semelhança. Quando as duas faculdades se unificam, o homem atinge a máxima plenitude da sua existência.  

O mundo está sofrendo inúmeras revoluções sem precedentes, em função dos avanços da bioengenharia e tecnologia da informação. Como podemos educar os homens deste século? A informação deve ser a última coisa que precisamos nos preocupar como educadores. É fundamental desenvolver o pensamento complexo, através de uma visão sistêmica da vida. Precisamos educar para o imprevisível, para o acaso. Desta forma, em vista da transversalidade da arte nas diferentes áreas, procuramos costurar arte e ciência, para desenvolver um pensar múltiplo e revelar uma nova possibilidade de saber-conhecer. 

 

O curso será online desenvolvido por Regina Maria Guaragna. Tem duração de quatro semanas, sendo um encontro de duas horas semanais. 

Os temas a serem abordados serão: O que é conhecer? Metacognição; epistemologia da complexidade; visão sistêmica da vida; ciência e arte, o elo perdido na educação.

foto regina site.jpg

Sobre a professora: Regina Maria Guaragna é doutora em Bioquímica e atua como professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em cursos de graduação e pós-graduação. Possui pós-doutorado em Educação em Ciência (UFRGS/BR) e em Educação pela Universidade de Aveiro (UA/PT).  Atualmente, realiza pesquisa na área de educação; ciência, arte mais tecnologia; avaliação institucional e formação filosófica dos professores dos mais diversos segmentos educacionais.

VALOR: R$125,00